ZPH - Zona de pouso de helicópteros, é
qualquer área homologada ou não, destinada as operações de pouso e decolagem de
aeronaves de asas rotativas.
Preparação
de uma ZPH
Dimensões da área de toque (17m x 17m)
◦ A área está completamente livre.
Topografia do terreno
◦ Terreno reto e nivelado.
Características do solo e/ou vegetação
da área de toque
◦ Solo compatível com o peso da aeronave
e Vegetação rasteira
Proximidade de áreas vulneráveis
◦ Existem nas proximidades barracos, entulhos,
alagados, areia, etc.
Facilidade de isolamento
◦ Possuo os recursos necessários para
garantir a segurança e isolamento da área.
Segurança
Deve ser observado:
◦ A viabilidade técnica para o pouso e a
posterior decolagem;
◦ A segurança da tripulação, da
aeronave, do pessoal envolvido na ocorrência e do público geral que se encontra
nas proximidades do evento.
Em
área urbana
Evite estabelecer a Z.P.H. muito
próximo ao local do evento principal, isso eleva o risco de acidentes e
prejudica o trabalho das equipes. Estabeleça a ZPH a uma distância com cerca de
50 metros do evento;
O pouso nos canteiros centrais ou
laterais das rodovias, desde que observados todos os itens vitais para o
estabelecimento, pode ser realizado;
Evite áreas para pouso nas
proximidades de curvas.
Observe a existência de fiação
cruzando a presença de outras aeronaves.
Distribua os homens em torno da área
de toque, distância mínima de 15 metros;
Caso esteja no período noturno,
mantenha as viaturas com os sinais luminosos ligados e faróis sempre acesos.
Observe porém que, os faróis podem ofuscar a visão dos pilotos e tripulantes
operacionais;
Em locais de terreno arenoso ou
barrento, e existindo a disponibilidade de viatura com água, prepare a área de
pouso molhando o ponto de toque a fim de evitar que a poeira prejudique o pouso
da aeronave, comprometendo assim a segurança da operação;
Redobre a atenção no isolamento quando
houver a presença de crianças e animais nas proximidades da ocorrência
(principalmente cavalos).
Comunicação
– Terra – Ar
O
sinalizador deverá posicionar-se frente ao piloto, em uma posição que forme um
ângulo de aproximadamente 45° com a linha central da aeronave, com as costas
virada para o vento, tendo em mente que a maioria dos helicópteros possui o
posto de comando a direita.
Obs.: Deve acompanhar o movimento da
aeronave, durante o deslocamento lateral e/ou giro de cauda.
ZPH podem ser:
Permanente: deverá ser homologada junto ao
órgão competente
Temporária: não necessita de homologação,
mas sua utilização é restrita a AAR em operações de segurança e/ou defesa
pública.
Embarque e Desembarque
O rotor
principal, devido a sua rotação, torna-se perigoso para os tripulantes e
passageiros. Por esta razão, a aproximação para o helicóptero deve ser
executada com o troco baixado e no visual da tripulação embarcada.
O rotor de
cauda também é extremamente perigoso. É proibido aproximar ou afastar por trás
do helicóptero, porque normalmente esta parte fica fora da observação do
piloto. A aproximação deverá ser feita observando o esquema a seguir:
Segure sua
cobertura ou capacete com firmeza;
Nunca
estique-se para apanhar uma cobertura ou qualquer outro objeto que tenha sido
levado pelo deslocamento de ar;
Durante as
operações de embarque, devido ao vento causado pelo rotor, alguns materiais
poderão cair caso não estejam devidamente presos;
Obs.: Só
utilizar coberturas e/ou capacetes com jugular.
Proteja os
olhos com a mão ou com o uso de óculos de proteção.
Se for
subitamente cegado por poeira ou qualquer outro objeto que tenha atingido sua
vista “PARE” e “ABAIXE-SE”.
Durante o
embarque ou desembarque não segure na porta, cadeira do piloto, maçaneta ou
cintos de segurança;
Ao embarcar
coloque o cinto de segurança, mantendo-o afivelado durante todo o vôo. Coloque
o fone de ouvido e não coloque qualquer material entre as cadeiras dianteiras
ou entre a porta e a cadeira do
co-piloto (esquerda);
Aguarde a
parada total dos rotores para o desembarque;
Somente
desembarque com os rotores girando devidamente autorizado.
Aproximação
e Embarque de Material
Ao ser
solicitado pelo TOp , identifique-se (eleve o punho cerrado acima da cabeça) e
quando autorizado inicie a aproximação;
Utilize a
proa (ângulo de visão do piloto menor que 45º), nunca por trás (cauda);
Aproxime-se
em passo acelerado e um pouco agachado, mantenha o material abaixo da cintura e
seguro;
Não tire sua
atenção da aeronave. Em caso de giro de proa, acompanhe o giro;
Cuidado com
a inclinação do terreno. Aproxime-se pelo lado mais baixo, visualizando a
altura do rotor principal;
Caso a
aeronave esteja no pairado não posicione-se muito próximo ao esqui, nunca
mantenha-se abaixo do esqui ou da aeronave. Fique atento as oscilações
laterais;
Repasse o
material nas mãos . Não jogue-o;
Retorne
utilizando os mesmos procedimentos de aproximação;
Não tire sua
atenção do helicóptero. Desloque-se intercalando o olhar à sua trajetória e à
aeronave;
Posicione-se
em área segura.
Emergência
Não acione
qualquer dispositivo da aeronave sem autorização da tripulação.
Por mais que
possa parecer seguro fora da aeronave não abandone sem autorização.
Assuma a
postura sentado, com a cabeça entre as pernas, uma mão na fivela e outra mão na
maçaneta da porta, até o pouso e parada total da aeronave.
Fonte: Apostila Básica de Operações Aéreas
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