terça-feira, 18 de outubro de 2016

Trabalho/ Trabajo/ Work: 9º Concurso de Coco de Rodas Amigos do Murilo


     O coco é um ritmo típico da Região Nordeste do Brasil. Há controvérsias sobre o estado em que se originou, sendo citados os estados de Pernambuco, da Paraíba e de Alagoas. O nome refere-se também à dança ao som deste ritmo.

     "Coco" significa cabeça, de onde vêm as músicas, de letras simples. Com influência africana e indígena, é uma dança de roda acompanhada de cantoria e executada em pares, fileiras ou círculos durante festas populares do litoral e do sertão nordestino. Recebe várias nomenclaturas diferentes, como pagode, zambê, coco de usina, coco de roda, coco de embolada, coco de praia, coco do sertão, coco de umbigada, e ainda outros o nominam com o instrumento mais característico da região em que é desenvolvido, como coco de ganzá e coco de zambê. Cada grupo recria a dança e a transforma ao gosto da população local.

     O som característico do coco vem de quatro instrumentos (ganzá, surdo, pandeiro e triângulo), mas o que marca mesmo a cadência desse ritmo é o repicar acelerado dos tamancos(que são usados para imitar o barulho do coco sendo quebrado). A sandália de madeira é quase como um quinto instrumento, talvez o mais importante deles. Além disso, a sonoridade é completada com as palmas. Existe uma hipótese que diz que o surgimento do coco se deu pela necessidade de concluir o piso das casas no interior, que antigamente era feito de barro. Existem também hipóteses de que a dança teria surgido nos engenhos ou nas comunidades de catadores de coco.

Artistas notáveis

    Selma do Coco
    Amaro Branco
    Raízes de Arcoverde
    Jackson do Pandeiro
    Jacinto Silva
    Dona Glorinha do Coco

    O coco de zambê, também conhecido como bambelô, coco de praia, zambê do pau furado e zambê, é uma dança típica do estado brasileiro do Rio Grande do Norte. 

   "Bambelô" é um termo originário da língua quimbunda. "Zambê" é um vocábulo de origem africana. "Pagode" é originário do termo sânscrito bhagavati, através do termo dravídico pagôdi. 

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

      Fui indicado para trabalhar em um evento de Coco de Rodas aqui em Maceió/Al, um evento de dança típica do Nordeste. Foi um concurso longo, com muitas apresentações incríveis, e com muitas ocorrências.

     Foi um dia de domingo (21/08/16) em um bairro bem conhecido de Maceió, o nono (9º) concurso iniciou na parte da tarde e foi até a noite, muitas apresentações diferentes, cada um com seu estilo e cores que alegrava ao publico e dava mais trabalhos para os jurados que lá faziam presença.

     Houve muitos casos para serem prestado socorro, o local era quente, e as roupas mais ainda, então consequentemente ajudava aos candidatos a passarem mal durante ou depois da apresentação, é sempre bom deixar muito claro que, nós Bombeiros Civis, não somos médicos, então de forma alguma, podemos medicar qualquer pessoa, então estava tendo muita confusão a respeito do nosso atendimento com os candidatos que passavam mal, alguns sofriam de asma, e não levaram seus medicamentos, depois que dançavam, não tinha como não conter a respiração ofegante, e seu problema os atacavam, fazendo com quê fossem encaminhados para um centro médico mais próximo da região.

     Os casos mais comum eram queda de pressão, muitos ansiosos pela competição, não se alimentavam bem, não se hidratavam, e tudo isso, só fazia prejudica-los em suas apresentações, tinha competidoras gravidas, usando roupas apertadas, num calor que não aguentavam, e arriscando sua gestação em um concurso, claro que de muita importância para todos que faziam presente no ginásio, porém, para que possa fazer tudo isso, você tem que estar liberada para tal atividade pelo seu médico, e sem esquecer dos seus medicamentos, descansos, alongamentos, uma boa alimentação, e muita hidratação.

     É sempre bom o profissional manter sempre uma boa postura com inúmeros casos, e manter sempre o controle para sugestões ou criticas do seu trabalho por curiosos, afinal de contas, você estudou, treinou, e está sempre botando em prática tudo aquilo que adquiriu com o tempo, então só absorva coisas boas, as ruins, ignore, como foi o caso de um rapaz que falava que não poderia dar água para vitima que sofria de queda de pressão pois ela poderia se engasgar, são comentários ignorantes assim que devemos por obrigação, explicar, pois não são treinados, e não tem o mesmo conhecimento que nós, é claro quê, expressando suas sugestões com xingamentos, acaba nos irritando, porém, é nosso trabalho, temos que relevar muitas coisas, trabalhar com pessoas, para pessoas, de fato é muito complicado.

     Embora esse evento tivesse muitas ocorrências, ele foi bem tranquilo, pois nada que não imaginássemos que houvesse, graças a Deus, não teve nenhuma violência na competição e nas redondezas do local.

























*ESPAÑOL*

El coco es un ritmo típico en el noreste de Brasil. Existe controversia sobre el estado en que se originó, y citó los estados de Pernambuco, Paraíba y Alagoas. El nombre también se refiere a bailar a este ritmo.


     
"Coco" significa cabeza, de donde vienen la música, letras sencillas. Con influencia africana e india, es una danza en círculo acompañado por el canto y realizado en dos, filas o círculos en las fiestas populares de la costa y las tierras del interior del noreste. Recibe varias nomenclaturas diferentes, tales como la pagoda, zambê, coco planta, coco de roda, coco embolada playa de coco, el coco umbigada sertón de coco, y aún otros nominam con el instrumento más característico de la región en la que se desarrolla como zambê Ganzá de coco y coco. Cada grupo recrea la danza y transforma el sabor de la población local.


     
El sonido característico del coco proviene de cuatro instrumentos (Ganzá, sordos, pandereta y triángulo), pero incluso esa marca la cadencia de este ritmo es el pico de zuecos acelerados (que se utilizan para imitar el sonido de coco se rompa). La sandalia de madera es casi como un quinto instrumento, tal vez el más importante de ellos. Por otra parte, el sonido se complementa con las palmas de las manos. Existe una hipótesis de que la aparición del coco se debió a la necesidad de completar el piso de la casa en el interior, que antes se hacía de barro. También hay posibilidades de que la danza se habría aparecido en las plantaciones o en las comunidades de recolectores de coco.

artistas notables

    
Coco Selma
    
Amaro Blanco
    
raíces Arcoverde
    
Jackson do pandeiro
    
Jacinto Silva
    
Dona Glorinha Coco


    
Zambê de coco, también conocida como playa Bambelô coco, Dick zambê aburrido y zambê, es una danza típica del estado brasileño de Rio Grande do Norte.


   
"Bambelô" es un término originario de quimbunda idioma. "Zambê" es una palabra de origen africano. "Pagoda" se origina a partir término sánscrito Bhagavati a través de la pagôdi dravidiano plazo.

Fuente: Wikipedia, la enciclopedia libre.


Fui designado para trabajar en un evento de ruedas Coco aquí en Maceió / Al de un evento típico baile en el noreste. Era una competición larga, con muchas actuaciones increíbles, y muchas ocurrencias.


     
Era un domingo (21/08/16) en una zona muy conocida de Maceió, la competencia noveno (9º) se inició en la tarde y se fue a la noche, muchas presentaciones diferentes, cada uno con su propio estilo y colores que vitoreó el público y dar más trabajo al jurado que no había presencia.


     
Ha habido muchos casos a ser proporcionado alivio, el lugar era cálido, y la ropa más aún en consecuencia, ayudó a los solicitantes a salir mal durante o después de la presentación, siempre es bueno que quede muy claro que los bomberos civiles no son médicos, por lo de ninguna manera podemos medicar a nadie, así que estaba teniendo una gran confusión acerca de nuestro servicio con los candidatos que se sentían mal, algunos sufrían de asma, y ​​no toman sus medicamentos, y luego a bailar, no podía no contiene la respiración sibilante, y su problema de los atacó, causando lo que se refiere a un centro médico más cercano a la región.


     
Los casos más frecuentes fueron la caída de presión, muchos esperamos que la competencia, no alimentado bien, no hidratavam, y todo esto fue sólo les perjudica en sus presentaciones, fue competidores embarazadas, usando ropa ajustada, un calor que no podía soportar, y arriesgando su embarazo en un concurso, por supuesto, de gran importancia para todos los que estaban presentes en el gimnasio, sin embargo, por lo que puede hacer todo esto, usted tiene que ser lanzado para dicha actividad por su médico, y sin olvidarse de los medicamentos, las almohadas , que se extiende, buena comida, y un montón de hidratación.


     
Siempre es buen profesional siempre mantener una buena postura con muchos casos y siempre mantener el control de sugerencias o críticas de su obra por curiosidad, después de todo, usted ha estudiado, entrenado, y siempre poniendo en práctica todo lo que adquirió con el tiempo, entonces sólo absorber lo bueno, lo malo, ignorar, como fue el caso de un niño que habló no podía dar agua a la víctima que sufrió de la caída de presión, ya que podría ahogarse son comentarios ignorantes por lo que debemos por obligación, explican, no están capacitados y no tienen el mismo conocimiento que, por supuesto, lo que, para expresar sus sugerencias con un sobrenombre, sólo el molesto, sin embargo, es nuestro trabajo, tenemos que revelar muchas cosas, el trabajo con la gente, para la gente de hecho es muy complicado.


     
A pesar de que este evento tuvo muchas ocurrencias, que estaba bien seguro de que nada iba a imaginar que no había, gracias a Dios, que no tenía la violencia en la competencia y en las proximidades del sitio.


*ENGLISH* 

Coconut is a typical pace in the Northeast of Brazil. There is controversy about the state in which it originated, and cited the states of Pernambuco, Paraíba and Alagoas. The name also refers to dance to this rhythm.


     
"Coco" means head, where they come from the music, simple lyrics. With African and Indian influence, it is a circle dance accompanied by singing and performed in pairs, rows or circles during popular festivals of the coast and the northeastern backlands. Receives several different nomenclatures such as pagoda, zambê, plant coconut, coco de roda, embolada coconut beach coconut, the backlands coconut umbigada coconut, and still others nominam with the most characteristic instrument of the region in which it is developed such as coconut ganzá zambê and coconut. Each group recreates the dance and transforms the taste of the local population.


     
The characteristic sound of the coconut comes from four instruments (ganzá, deaf, tambourine and triangle), but that mark even the cadence of this rhythm is the peak of accelerated clogs (which are used to mimic the sound of coconut being broken). The wooden sandal is almost like a fifth instrument, perhaps the most important of them. Moreover, the sound is supplemented by the palms. There is a hypothesis that the emergence of the coconut was due to the need to complete the floor of the house inside, which was formerly made of clay. There are also chances that dance would have appeared on the plantations or in the communities of coconut pickers.

notable artists

    
Coco Selma
    
Amaro White
    
Arcoverde roots
    
Jackson do Pandeiro
    
Jacinto Silva
    
Dona Glorinha Coco


    
Coconut zambê, also known as Bambelô beach coconut, Dick zambê bored and zambê, is a typical dance of the Brazilian state of Rio Grande do Norte.


   
"Bambelô" is a term originating in quimbunda language. "Zambê" is a word of African origin. "Pagoda" originates from Sanskrit term Bhagavatî through the term Dravidian pagôdi.

Source: Wikipedia, the free encyclopedia.
 


I was appointed to work on a Wheel Coco event here in Maceio / Al a typical dance event in the Northeast. It was a long competition, with many incredible performances, and many occurrences.


     
It was a Sunday (21.08.16) in a well-known district of Maceió, the ninth (9th) competition began in the afternoon and went to the night, many different presentations, each with its own style and colors that cheered the public and give more work to the jury that there were presence.


     
There have been many cases to be provided relief, the place was warm, and the clothes even more so consequently helped applicants to go wrong during or after the presentation, it is always good to make it very clear that we Civil Firefighters are not doctors, so in any way we can medicate anyone, so I was having a lot of confusion about our service with the candidates who were faring badly, some suffered from asthma, and did not take their medications, then dancing, could not not contain the wheezing, and your problem attacked them, causing what were referred to a medical center closer to the region.


     
The most common cases were pressure drop, many look forward to the competition, not fed well, not hidratavam, and all this was only harms them in their presentations, was pregnant competitors, using tight clothing, a heat that could not stand, and risking her pregnancy in a contest, of course of great importance to all who were present in the gym, however, so you can do all this, you have to be released for such activity by your doctor, and without forgetting of your medicines, pillows , stretching, good food, and plenty of hydration.


     
It is always good professional always maintain good posture with many cases and always maintain control for suggestions or criticism of his work by curious, after all, you have studied, trained, and always putting into practice all that acquired with the time, then only absorb good things, the bad, ignore, as was the case of a boy who spoke to could not give water to the victim who suffered from pressure drop as it could choke are ignorant comments so we should by obligation, explain, they are not trained and do not have the same knowledge that we, of course what, expressing their suggestions with name calling, just the annoying, though, is our work, we have to reveal many things, work with people, for people of fact is very complicated.


     
Although this event had many occurrences, he was well assured that nothing would imagine that there was not, thank God, he had no violence in competition and in the vicinity of the site.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário