terça-feira, 20 de setembro de 2016

Trabalho: Campeonato de Taekwondo


     Esse trabalho foi o que todos já esperavam que tivesse, ocorrências, por se tratar de um campeonato de luta, houve muitos atletas machucados, mas nada que não pudéssemos atender, e eles continuarem a lutar.

    Foram muitas academias sendo representadas no local do evento, muito bem organizada, e todos correndo para que acontecesse, e aconteceu, um grande evento de qualidade em Maceió nessa categoria.

     Não conhecia nada sobre esse esporte, suas regras e o principal, sua origem, mas minha parceira no dia, é atleta também dessa luta, e ficou me explicando tudo, novamente obtive mais conhecimentos por trabalhar com uma equipe que compartilha informações em vez de só querer absorver as suas.

     Houve muitas ocorrências de pancadas e algumas de desmaios, infelizmente nós brasileiros, somos um povo teimoso, sabemos que ficarmos em um local quente, ficaremos com sede, e você não se hidrata de nenhuma forma, consequentemente vai acabar desmaiando pois junta com o calor que está sentindo, foi os casos que tivemos de desmaios no campeonato.

     O bom de você trabalhar em vários temas de eventos, é que você aprende a se comportar e agir de todas as formas, e não fica limitado a fazer só o que você aprendeu no curso, até porque quando estamos estudando a parte de primeiros socorros, nenhuma das vitimas na simulação foi em um combate, o atendimento pode ser o mesmo, óbvio, mas a abordagem não, nesse por exemplo, não tínhamos curiosos em cima como normalmente sempre temos, o que tinha era plateias, o que só poderiam fazer, era observar o nosso trabalho.

     Aprendi muitas outras coisas nesse evento, gosto de trabalhar em equipe porque você acaba aprendendo coisas novas, e nunca queira ser o que sabe tudo, porque mesmo com vários cursos e treinos, haverá alguém que sabe mais do que você, pelo simples fato de estar compartilhando seus conhecimentos e adquirindo dos demais. Daí, o que eu já sabia, só coloquei na certeza que ninguém poderia mudar, que foi o caso de uma ocorrência que teve no campeonato.

     Em um certo momento, as enfermeiras foram atender uma vitima de desmaio que estava na arquibancada, alguns minutos depois minha parceira foi lá verificar, estando sozinho observando a luta, uma das atletas desmaia e sou solicitado, a vitima estava desorientada, não conseguia falar, eu tentando fazer comunicação com ela e nada, os olhos revirando, praticamente sintomas de convulsão, enquanto isso estava na cervical dela e solicitei a prancha para remove-la do centro onde estava havendo as lutas, não fui atendido e não poderia eu mesmo busca-la, pois já estava imobilizando a sua cervical, quando minha parceira chegou e as enfermeiras, um dos treinadores dela, pegou no braço, e ele mesmo retirou do centro, algo que não poderia ser feito, ela estava toda mole, fraca, não tinha se alimentado como sua parenta que estava no local tinha nos dito, qualquer forma errada de conduzi-la poderia prejudicar bem mais o caso dessa atleta, fiquei na hora irritado pelo acontecimento, e não parava de dizer: "que a prancha não estava lá de enfeite, tinha que ser usada", em alguns momentos foi dito que só usava em determinados casos de trauma, como não houve trauma, poderia ser dessa forma, não concordo, mas não questiono a forma de ninguém trabalhar.

     Depois desse ocorrido, não conseguia tirar da minha cabeça esse assunto, e quis tirar todas as minhas duvidas, e ter claramente a minha certeza de que eu estava correto, relatei sobre o que aconteceu sem aumentar ou diminuir a história para meus instrutores do Corpo de Bombeiro Militar daqui do Estado de Alagoas, e o que eu fiz, estava realmente certo, nada fariam diferente, só a parte de se impor, e não ter permitido retirar a vitima pelos braços, afinal de contas, eu que dei o primeiro atendimento, então estava responsável por ela, fiquei muito feliz e até me exaltei no momento quando falaram que estavam tranquilos, por eu ter absorvido tudo que foi me passado e estava fazendo um ótimo trabalho, é bom receber elogios, principalmente pelo o que você gosta de fazer, mas não podemos deixar isso nos dominar, pois a arrogância do homem a destrói, e trabalhamos com vida, então de fato, tudo tem que ser impecavelmente bem feito.

      Mas por um lado, é bom quando essas coisas acontecem, porque você acaba sabendo lidar com as demais quando virem, e é sempre bom comentar sobre esses ocorridos com os demais, para tanto eles ficarem preparados, como você também, porque acaba surgindo um debate sobre o assunto, e você ficará sabendo como cada um agiria no local, e quando acontecesse novamente, você acabaria lembrando dessas conversas, e adotaria uma das formas ditas nesse debate, que gerou por conta de ações iguais a essas.

      Lembra-se: Somos mais fortes e inteligentes, juntos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário